Obras

Obras

Num tempo em que a espetacularização do culto religioso era uma tônica, e todas as artes concorriam para a criação de uma "obra total" sintetizada no templo feericamente decorado, onde a celebração ocorria em meio a música e oratória sagrada, e a arquitetura resplandecia em mobílias entalhadas, pratarias, pinturas, estatuária e retábulos dourados,  cabe lembrar que Ataíde não foi apenas pintor, mas grande parte de sua carreira foi empregada nas tarefas de douramento de talha e encarnação de estátuas. Em várias igrejas mineiras o artista deixou sua marca em vários aspectos da decoração, e às vezes chegou a projetar a arquitetura de retábulos e objetos litúrgicos como castiçais e crucifixos. Também foi ilustrador, pintando iluminuras em Livros de Compromisso de irmandades. Nestas outras áreas sua obra mais afamada foi à encarnação de uma série de estátuas nas Capelas dos Passos do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, que haviam sido esculpidas por outro grande nome do período, Aleijadinho.

Teto da Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara

Possivelmente sua primeira obra no gênero ilusionístico; nela já estabelece seu modelo formal geral, ao qual permaneceu fiel, com poucas variações essenciais, até o fim de sua trajetória. A ilusão arquitetônica se inicia logo na cimalha, onde Ataíde pintou dois consoles em cada lateral da igreja. Sobre cada um deles se ergue um destacado pedestal e uma coluna, que se ligam ao medalhão central apenas por um concheado que faz às vezes de entablamento. Outros apoios são figuras de atlantes, falsos pilares, púlpitos, formas vegetais e rocalhas. Entre esses suportes há, em cada lateral, um balcão com ornamentação vazada, onde aparecem anjos cantores.
A composição do medalhão central tem uma distribuição de pesos bastante simétrica, representando a Ascensão de Cristo, assistida pelos doze Apóstolos e a Virgem Maria. No alto a composição é rarefeita, dominada pela figura solitária de Cristo, cuja fisionomia feliz e descontraída contrasta com os olhares atônitos de sua pequena plateia, que se agrupa em círculo compacto logo abaixo em torno de um tipo de pedestal, onde estão impressas as marcas dos pés d'Aquele que acabou de subir aos céus.

Teto da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto

Talvez seja sua criação mais afamada, ilustrada em ponto maior na abertura deste artigo e ao lado em detalhe. O medalhão central trata da gloriosa Assunção da Virgem, que aparece rodeada por uma orquestra de anjos de todas as idades. Maria tem traços mulatos, como ocorre com vários anjos, e está em atitude de oração assentada num trono de nuvens, rodeada por raios de luz e apoiada em um crescente lunar. O tom aconchegante e acariciante da luz que banha toda a composição do medalhão revela certo grau de intimidade, consonância e vibração dos habitantes desse céu.

Teto da Matriz de Santo Antônio em Ouro Branco

A arquitetura ilusionista deste teto é única na obra do Mestre, com predomínio de linhas retas em organização um tanto ilógica, complicando a observação da composição a partir de um único ponto de vista. Igualmente é original sua paleta de cores, incomumente clara e diáfana. Destacam-se por entre a arquitetura figuras de vigorosos atlantes e anjos. Balcões em torno, contra florões ornamentais, são ocupados por santos. O rico medalhão do centro mostra um grupo com a Virgem, o Menino Jesus e Santo Antônio de Lisboa. A Virgem, entronizada em nuvens, tem um semblante delicado, sereno e amigável. Ao seu lado está o Menino, em pé sobre uma mesa, diante de um devoto Santo Antônio em reverente genuflexão. As figuras são notáveis pelo seu desenho sensível e formas roliças, e transmitem uma impressão de recolhimento e amorosa placidez. A imagem do Menino Jesus é particularmente graciosa, com o ar travesso das crianças. Anjos ladeiam o grupo central.

Teto da capela-mor da Matriz de Santo Antônio em Itaverava

A composição central é emoldurada por púlpitos nos cantos, onde pontificam santos. Púlpitos intermédios são ocupados por anjos músicos. A arquitetura de apoio é sólida e um tanto pesada, o que faz o medalhão central irromper de forma dramática no espaço. O tema do medalhão é A Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. A composição é equilibrada e simétrica. Conforme a iconografia corrente, a figura do Pai é a de um ancião encanecido, o Filho é a imagem de Jesus com sua cruz, e o Espírito Santo voa como uma pomba acima de todos, de onde partem raios de luz que iluminam toda a cena. Ao centro e abaixo, a Virgem recebe uma coroa. Em torno, alguns anjos assistem a cena.

Teto da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Mariana

A sua última criação neste gênero, datada de 1823. Sobreviveu o contrato firmado entre a irmandade e o artista, onde ficavam explícitas as condições da obra: determinou-se o traçado de um desenho e pintura com "elegante e moderna perspectiva" e "finas tintas de melhor gosto e valentia". No medalhão central da pintura seria representada a Assunção de Nossa Senhora ou "temática que se assentasse melhor" em uma "bonita e valente e espaçosa pintura de Perspectiva (sic), organizada de corpos de arquitetura, ornatos, varandas, festões, e figurando, o que for mais acertado”.

Teto da sacristia da Igreja de São Francisco de Assis em Mariana

Dois painéis dividem o espaço deste forro, ambos tratando da Agonia de São Francisco. Em ambos um mesmo modelo, mostrando o santo, já estigmatizado, rodeado de anjos e dos símbolos de sua paixão: o cilício, a ampulheta, o crânio e o livro sagrados. Aqui já estamos em outra categoria de composição; não há arquiteturas ilusionistas, mas grandes cenas abertas com fundos paisagísticos, onde fica perceptível sua habilidade em transmitir significados pelo simples uso das cores e distribuição de pesos. A figura do santo penitente e sofredor, pintada em cores escuras, contrastam com a claridade do céu e a vivacidade dos anjos que o atendem na sua hora extrema.

A Última Ceia

Merece uma nota a sua tela A Última Ceia, datada de 1828, regularmente citada na bibliografia como uma de suas obras mais importantes. Realizada para o tradicional Colégio do Caraça em Santa Bárbara, nos dizeres de Castro & Souza de Deus é uma obra em que fica explícita sua qualidade de criador original, introduzindo em uma cena altamente patética elementos de descontração e informalidade, dando "um toque de graça profano a uma passagem tão tocante da vida de Cristo”. Diversos detalhes anedóticos dão vivacidade à composição, como as serviçais em atividade, uma delas uma mulata, e a animada interação coreográfica dos Apóstolos com Cristo. Outros introduzem associações heterodoxas para a doutrina católica, pois sobre a mesa aparecem ossos de carneiro, "em flagrante contradição com os rígidos preceitos do Catolicismo de outrora quanto à restrição de consumo de carne durante a Quaresma".
Listagem das obras
Adaptada da cronologia do Instituto Itaú Cultural.
Pintura de tetos, panos de porta e outros painéis.
§  Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Mariana (1791/1792 - pano de porta; 1794/1795 - forro da sacristia)
§  Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Piranga (1800)
§  Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (1801/1812 - forro da nave)
§  Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro (1805 - seis painéis)
§  Igreja Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara (1806/1807 - duas imagens de Cristo)
§  Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (1818/1819 - retoques no forro da nave da Igreja; pintura parietal nas três primeiras Capelas dos Passos)
§  Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto (1818 - quatro painéis grandes)
§  Catedral de Mariana (1819/1821)
§  Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana (1823 - tetos da capela-mor).
§  Câmara de Mariana (1824 - um retrato do Imperador)
§  Igreja Matriz de Santo Antônio, em Ouro Branco.
§  Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Santa Bárbara (1827)
§  Colégio do Caraça (1828 - A Última Ceia)
Douramento de talha
§  Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Mariana (1793/1794 - retábulo; 1794/1795 - altar-mor; 1804/1807 - trono e altar-mor)
§  Santa Isabel, Mariana (1795/1800 - altar)
§  Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Piranga (1800 - altar)
§  Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (1801/1812; 1825 - tabernáculo)
§  Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto (1812 - capela e oratório; 1818 - prateamento de sessenta castiçais e oito palmas; 1824 - altar-mor; 1825 - arco do cruzeiro, quatro portadas e o presbitério; 1826 - altares laterais e dois púlpitos)
§  Catedral de Mariana (1819/1821)
§  Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana (1823 - inúmeras peças; 1826 - termina o altar-mor)
§  Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Santa Bárbara (1827)
Encarnação de estátuas
§  Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (1781; 1808/1809; 1818/1819)
§  Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Mariana (1793/1794)
§  Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (1805 - estátuas de São Roque, Santo Ivo, São Francisco, o Pontífice, dois Cardeais e de São Luís)
§  Igreja Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara.
§  Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro
§  Matriz de Santo Antônio, em Itaverava (1811/1812 - estátua de Nossa Senhora).
Projeto do retábulo arquitetural
§  Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto (1813).
Iluminação de manuscritos
§  Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, onde estão preservados os Livros de Compromisso das Irmandades de Nossa Senhora das Mercês, da Freguesia de São Bartolomeu, e da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, de Antônio Pereira.


Obras de Manuel Costa de Ataide  
 Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, onde Mestre Ataíde deixou uma de suas obras mais famosas
Assunção da Virgem Maria

Detalhes da obra

Assunção da Virgem, Rosário dos Pretos em Mariana


 Ascensão de Cristo, Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara

   
Nossa Senhora do Carmo, o Menino Jesus e São Simão Sotck, Museu da Inconfidência



A visita dos anjos a Abraão. Acima a gravura de Demarne; abaixo, a interpretação de Ataíde num painel lateral da capela-mor da Igreja de São Francisco, Ouro Preto

Crucificação de Jesus (detalhe), Igreja de São Miguel e Almas, Ouro Preto
Anjos, Igreja de São Miguel e Almas, Ouro Preto
Detalhes
 
Datalhe de A virgem entrega o Menino Jesus a Santo Antônio de Pádua, Matriz de Santo Antônio em Ouro Branco
A Coroação da Virgem pela Santíssima Trindade, Matriz de Santo Antônio em Itaverava
São Francisco em Agonia, Igreja de São Francisco em Mariana

A última Ceia, Colégio do Caraça

Deus promete a Abraão multiplicar sua descendência, painel lateral da capela-mor de São Francisco em Ouro Preto, pintado em estilo azulejaria
Anjos músicos, detalhe da Assunção de Nossa Senhora, Igreja de São Francisco, Ouro Preto